DESVENDANDO AS FINANÇAS
OBJETIVA:
Capacitar os participantes com conhecimentos essenciais de finanças, abordando conceitos, ferramentas e práticas para análise e tomada de decisão financeira. O curso visa proporcionar uma visão abrangente sobre o impacto das decisões financeiras na geração de valor para a empresa, acionistas e sociedade.
DESTINA-SE A:
Profissionais de diversas áreas que buscam entender os principais fundamentos das finanças empresariais, mesmo sem formação específica na área, além de empreendedores e gestores interessados em aprimorar sua capacidade de análise financeira.
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas e dialogadas.
- Exercícios práticos e estudos de caso.
- Simulações utilizando a HP12C.
- Análises financeiras de empresas reais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Introdução às Finanças Empresariais
-
- Conceitos fundamentais: contabilidade, finanças e economia.
- Análise da saúde financeira da empresa.
- Usuários da informação financeira e suas necessidades.
2. Demonstrações Financeiras e Indicadores de Desempenho
-
- Balanço Patrimonial.
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
- Demonstração do Fluxo de Caixa.
- Indicadores tradicionais: liquidez, endividamento, lucratividade e rentabilidade
3. Gestão do Capital de Giro
-
- Análise dinâmica do capital de giro.
- Estrutura financeira e necessidades de capital de giro.
- Prazos médios: recebimento, pagamento e estoque.
4. Matemática Financeira Aplicada (HP12C)
-
- Conceitos básicos: valor presente, valor futuro, juros simples e compostos.
- Séries uniformes e anuidades.
- Utilização prática da calculadora HP12C.
5. Análise de Investimentos
-
- Payback simples e descontado.
- Valor Presente Líquido (VPL).
- Taxa Interna de Retorno (TIR).
- Impacto das decisões de investimento no valor da empresa.
6. Estrutura de Capital e Custo de Capital
-
- Fontes de financiamento: capital próprio e de terceiros.
- Cálculo do custo médio ponderado de capital (WACC).
- Análise da alavancagem financeira e risco de insolvência.
7. Gestão de Tesouraria e Fluxo de Caixa
-
- Planejamento, elaboração e análise do fluxo de caixa.
- Gestão de riscos financeiros e hedge.
- Estratégias para otimização da liquidez empresarial.
INSTRUTOR: Dr. LUCIANO ANTÔNIO DE AGUIAR LISBOA
– Qualificações Acadêmicas: Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL no ano de 1992. Pós Graduado em M.B.A. Finanças Corporativas pela Universidade Salvador – UNIFACS no ano de 2003. Pós Graduado em M.B.A. Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas no ano de 2007;
– Qualificações Acadêmicas Profissionais: Professor dos seguintes MBA’s/Disciplinas: 1- Finanças Empresariais Cenários Empresariais em Ambientes Econômicos Contemporâneos; 2- Comunicação Corporativa Cenários Empresariais em Ambientes Econômicos Contemporâneos; 3- Comércio Internacional Macroeconomia; 4- Logística Sistemas Econômicos de Mercado; 5- Marketing Sistemas Econômicos de Mercado; 6- Recursos Humanos Dinâmica da Economia Contemporânea;
– Qualificação Profissional: COMAX ASSESSORIA DE EMPRESAS – (Em atividade) Função – Controller e Assistente da Diretoria Administrativa e Financeira.
DATAS/HORÁRIO: : 18/03, 19/03, 20/03 e 21/03/2025 (Terça a sexta), das 19:00 às 22:00h, online com aulas ao vivo por meio do zoom.
CARGA HORÁRIA: 12h/aula
VALOR DO INVESTIMENTO/FORMAS DE PAGAMENTO:
Pagamento em cartão: R$350,00/pessoa, podendo parcelar em até 3x sem juros
Pagamento à vista com 5% de desconto: R$332,50/pessoa (via depósito ou pix)
Dados Bancários:
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Helena Rocha | www.cursoshelara.com.br
E-mail: cursoshelara@terra.com.br | cursoshelara@gmail.com
Telefones: (71) 98687-3555 (whastapp)
DETALHES DO CURSO:
- As aulas serão ministradas 100% online, com transmissão ao vivo nos dias e horários O aluno poderá acessar as aulas de qualquer computador ou qualquer dispositivo móvel com os requisitos técnicos mínimos necessários;
- Os cursos ONLINE com transmissão Ao Vivo são oferecidos pela HELARA como forma de estudo integralmente à distância. O ALUNO/CONTRATANTE deverá assistir as aulas e realizar as atividades pedagógicas ONLINE, com orientação do instrutor;
- Após a efetivação da Matrícula, o ALUNO/CONTRATANTE deverá acessar o e-mail fornecido para ter acesso às informações do curso, disponibilizado pela HELARA antes do início das aulas;
- O Curso oferece: Módulo do Curso e exercícios em pdf e Certificado de Participação (necessário 75% de presença para a certificação);
- O certificado será enviado em até 05 dias após o término do treinamento, em meio digital, em pdf, no e-mail informado pelo Aluno(a);
- Não é permitida ao ALUNO/CONTRATANTE a gravação das aulas sem autorização, bem como não é permitida a divulgação, o compartilhamento e/ou a comercialização de slides, apostilas e exercícios produzidos pelos instrutores e fornecidas pela HELARA. O ALUNO/CONTRATANTE que ignorar as regras mencionadas estará violando a Lei dos Direitos Autorais (Lei Federal nº 610/1998), ficando sujeito às cominações legais;
- Não é permitido aos alunos o compartilhamento do link e senha de acesso às aulas do curso. Eventual participante não inscrito no curso, será removido da sala virtual;
- O curso, por iniciativa da HELARA, poderá ser cancelado ou adiado por falta de quorum ou outras razões, com 48h de antecedência da data prevista para seu início. O Cancelamento, por iniciativa do participante, deverá ser solicitado até 48h de antecedência do início do curso, após esse prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante ou do crédito ser revertido para outra turma do mesmo curso ou para custeio de outro curso, devendo a diferença de valor, se houver, ser integralizada pelo aluno/a;
- As aulas do curso consideram-se realizadas a partir do momento de sua disponibilização no ambiente virtual de aprendizagem.
REQUISITOS TÉCNICOS MÍNIMOS:
O ALUNO/CONTRATANTE deve garantir os pré-requisitos (tecnológicos e operacionais) necessários para o acompanhamento e aproveitamento do curso na modalidade ONLINE – AO VIVO, bem como todas as atualizações necessárias, devendo dispor no mínimo dos seguintes recursos próprios:
- Sistema operacional: Windows ou Mac;
- Navegador: Google Chrome ou Mozilla Firefox;
- Placa de Vídeo: SIM;
- Placa de som: SIM;
- Acessórios: webcam + fone de ouvido ou caixas de som + microfone;
- Resolução do monitor: Mínimo 1024 x 768 pixels;
- Conexão à internet com velocidade de banda larga para evitar falhas e intermitências de sinal;
- Plugins para visualização de arquivos em formato “PDF” e “DOC”;
- Endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atualizado;
- Programa Zoom e atualizações necessárias.